Escritórios de Contabilidade: a salvação da burocracia para sua empresa de importação

Empresas que pretendem evoluir ou que já deram um passo rumo ao Comércio exterior podem precisar de serviços contábeis específicos, para ajuda-los na burocracia para empresa de importação.

Empresa de Importação
Existem inúmeras burocracias para uma empresa de importação durante seu processo de abertura, em que os profissionais da Contabilidade e os recursos contábeis auxiliam na organização dos processos legais.

No caso de abertura de empresas para importação ou exportação, há uma legislação especifica. Para além da abertura de empresas com o fim de realizar Comércio exterior há tarifas especificas que precisam ser observadas de maneira atenta.

Os escritórios de Contabilidade para importadoras têm como intuito principal o cuidado com a área fiscal. Consequentemente , quando a área fiscal de uma empresa tem a tramitação de documentação em dia, não há comprometimento no Desembaraço Aduaneiro das mercadorias, a comodidade de que alguém cuide da obtenção do RADAR/Siscomex, a emissão de notas fiscais, assim como de todas as questões tarifárias e burocráticas quanto a números e valores de sua empresa.

[Artigo]: Como a sua empresa pode otimizar os processos de importação?

Escritórios de Contabilidade: a salvação da burocracia para sua empresa de importação

Os escritórios de Contabilidade para Importadoras têm como missão, facilitar em inúmeras tarefas e funções em uma empresa. Uma delas, e uma das principais é a de encontrar caminhos e soluções para uma economia nos gastos, de maneira considerável e economizar importando é uma delas.

Alguns escritórios de Contabilidade para importadoras avaliam de acordo com uma série de fatores, qual o regime tributário mais adequado para cada empresa. Após a avaliação e o conhecimento do ramo da empresa, do perfil de seus fornecedores e clientes é possível considerar entre as três opções tributárias existentes em nosso país: Simples Nacional, Lucro presumido e Lucro Real.

[Veja também]: Os 7 erros contábeis que podem colocar uma empresa em risco

Recursos contábeis para Importadoras

Atualmente há uma gama de recursos tecnológicos que permitem a assistência rêmora para Importadoras de qualquer porte. Mas, uma das mais tradicionais continua sendo o Escritório de Contabilidade, pois os Contadores estão acessíveis para sanar inúmeras dúvidas no processo de burocracia para empresa de importação.

A legislação tributária quanto à importação obedecem regras tanto locais, quanto aquelas dos seus países de origem. Relatórios contábeis são algo que são usados para a classificação da empresa quanto à algumas regras do processo de importação ou de exportação. Geralmente o mais utilizado é o Demonstrativo do Fluxo de Caixa, obrigatório para empresas com patrimônio liquido superior a 2 milhões de reais ou de Capital Aberto.

Outros recursos contábeis são os relatórios da própria empresa, a emissão de nota fiscal ou outra documentação referente à movimentação financeira da empresa. Toda a documentação precisa estar de maneira detalhada na mão dos profissionais de Contabilidade, para que os próximos processos não sejam interrompidos.

[Saiba]: O que é e como funciona a taxação de produtos importados?

Abertura de empresa de importação e exportação

O primeiro passo a ser tomado pela equipe de Contabilidade da sua empresa é a formalização do Contrato Social da empresa. Logo após será necessário o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), é nessa parte do processo de importação que estará descrito que o objetivo de sua empresa é o de importar mercadorias.

Para aqueles que abriram ou em breve vão abrir uma empresa de importação, é importante que a coloquem no Radar Siscomex. Esse registro funciona como Sistema Integrado de Comércio Exterior. Ao incluir sua empresa no Siscomex, ela estará automaticamente no RADAR (Registro da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros). Esse documento de responsabilidade da Receita Federal, deverá ser requerido somente após o registro no CNPJ.

Saiba também: Quais as principais dificuldades das empresas de importação!

Radar/ Siscomex

Na verdade a habilitação no Radar Siscomex é uma das exigências da Receita Federal do território nacional do Brasil, das empresas e das pessoas que desejam importar ou exportar mercadorias. O registro será realizado no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros). O modelo descrito está na IN 1.603/15.

O RADAR não tem apenas a função de controlar os importadores e exportadores ao redor do país. Mas, o objetivo dos órgãos institucionais é unificar as informações do comércio exterior e podem monitorar e avaliar o comportamento e limite de atuação desses importadores e exportadores.

Mas, há uma situação prática para a unificação do sistema de informações acerca das importações e exportações, e é representado pelo poder de combater a fraude ao fisco, ou que estejam praticando contrabando ou para evitar alguma espécie de descaminho.

Infelizmente não há maneira de realizar a importação sem o cadastro no RADAR, pois assim não há condições de gerar um número no SISCOMEX. Sem ambos os registros não há condições para que se possa iniciar o processo aduaneiro de importação ou de exportação.

Há algumas empresas ou pessoas que contratam trading, que importam mercadorias em nome de outras pessoas ou empresas. Mesmo que o lucro seja apenas simulado. A engenhosa operação é considerada ilegal, pois faz com que o importador permaneça oculto e interpõe de maneira fraudulenta de terceiros, pois menos cedo ou menos tarde a Receita Federal vai identificar a sua fraude.

[Artigo]: Gestão contábil na importação: 3 erros que devem ser evitados

Modalidades do Radar/Siscomex

O Radar Pessoa Física é concedido para importações próprias, que não caracterizam trocas comerciais. O Radar Expresso é o mais indicado para quem está começando, pois não nenhuma exigência de documentação a ser apresentada. Mas, o limite estipulado é de U$$ 50 mil dólares/semestre importação e ilimitado na Exportação.

Há ainda o Radar Limitado permite ao interessado importar até 150 mil dólares por semestre. E o Radar Ilimitado, como o próprio nome diz não impõe limite às taxas de importação. Mas, é permitido apenas à empresas que possuem capacidade econômica comprovada e que possuam habito de prática do comércio exterior.

[Artigo]: Como uma empresa de importação calcula o simples nacional?

Abertura de empresa de comércio exterior

A existem inúmeras burocracias para uma empresa de importação durante seu processo de abertura, em que os profissionais da Contabilidade e os recursos contábeis auxiliam na organização dos processos legais.

Os processos necessários para a abertura de empresa de comércio exterior são os registros na Junta Comercial, na Secretária da Receita Federal, na Prefeitura Municipal; para a obtenção do Alvará de Funcionamento, enquadramento na entidade patronal sindical; que tem como objetivo recolher a contribuição patronal sindical, cadastramento na Caixa Econômica Federal no sistema Conectividade Social – INSS/FGTS e o Registro no Corpo de Bombeiros; que atesta as condições de segurança da sua empresa e lhe concede o Habite-se da Prefeitura.

Todas as burocracias podem ser melhor elucidados por escritórios de Contabilidade. O comércio exterior e suas regras, não precisam ser um empecilho para o crescimento do seu negócio e da sua empresa.

Se você quer contar com uma assessoria contábil experiente, capaz de fornecer as melhores estratégias para sua empresa melhorar a performance financeira, conheça agora as soluções da CLM Controller.

Lucro-Presumido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seventeen − 14 =

By continuing, you agree that this website uses cookies solely for statistical purposes and functions that enhance your browsing experience, without personal tracking.