PIS/COFINS no Simples Nacional

O PIS/COFINS no Simples Nacional é um imposto federal que incide sobre a receita bruta de empresas enquadradas no regime do Simples Nacional.

PIS/COFINS no Simples Nacional.
No âmbito do Simples Nacional, as empresas têm que pagar alguns impostos, como o PIS/COFINS (Imagem de cookie_studio no Freepik).

O que é o Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime tributário brasileiro de cobrança simplificada de impostos e contribuições sociais destinado às microempresas e empresas de pequeno porte. O regime foi instituído em 2007 pela Lei Complementar nº 123/2006.

Veja também: Receita Federal estabeleceu regras do PIS e Cofins.

O PIS/COFINS

No âmbito do Simples Nacional, as empresas têm que pagar alguns impostos, como o PIS/COFINS. O Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) são tributos de caráter Federal, cuja a arrecadação é destinada ao financiamento da Seguridade Social.

PIS e COFINS Monofásico Simples Nacional: como economizar dinheiro?

Como é calculado o PIS/COFINS no Simples Nacional?

No Simples Nacional, o PIS/COFINS é computado em cima do faturamento mensal da empresa, de forma regressiva. Isso significa que a empresa deve pagar uma porcentagem reduzida sobre o faturamento, cada vez menor à medida que o faturamento aumenta.

Por exemplo, empresas com faturamento mensal de até R$ 20.000 pagam entre 0,65% e 1,65% de PIS/COFINS, dependendo da atividade econômica. Por outro lado, empresas com faturamento mensal superior a R$ 4.800.000 pagam 0,65% de PIS e 0,85% de COFINS.

Fique atento: Redução de crédito provoca aumento de carga tributária.

Como é recolhido?

O recolhimento do imposto é feito mensalmente, na DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Leia também: Novas regras para sociedades anônimas (S.A.).

A empresa tem direito a créditos!

Além disso, as empresas têm direito a créditos de PIS/COFINS, que podem ser utilizados para abater os valores devidos. Os créditos são calculados com base nas compras de materiais e serviços realizadas pela empresa.

Veja também: Imposto de Renda no Lucro Presumido, saiba como calcular!

Variação conforme o faturamento

Assim, o PIS/COFINS no Simples Nacional é um tributo que varia conforme o faturamento da empresa e que, dependendo da atividade econômica, pode ser abatido com os créditos. Por isso, é importante que as empresas conheçam bem as regras do Simples Nacional para não pagar mais impostos do que deveriam.

Baixe agora mesmo: Planilha de cálculo sobre o Lucro Presumido.

Tem dúvidas sobre como a Receita Federal estabeleceu regras do PIS e COFINS? Conte com a ajuda do time da CLM Controller.

Somos um escritório de contabilidade com mais de 40 anos de experiência com profissionais altamente qualificados para atender a sua empresa. Entre em contato conosco.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 9 =

By continuing, you agree that this website uses cookies solely for statistical purposes and functions that enhance your browsing experience, without personal tracking.