Obrigações acessórias da Receita Federal 2023

Entenda as obrigações acessórias da Receita Federal que as empresas devem cumprir em 2023 e como a CLM Controller pode ajudar nesse processo. Conheça nossos serviços de contabilidade e gestão financeira.

Obrigações Acessórias da Receita Federal 2023
Em 2023, as empresas terão que cumprir diversas obrigações acessórias da Receita Federal (Imagem de pressfoto no Freepik).

As obrigações acessórias da Receita Federal são uma série de declarações e documentos que as empresas devem apresentar para cumprir com suas obrigações fiscais. O cumprimento dessas obrigações é importante para evitar multas e penalidades, além de garantir a regularidade fiscal da empresa. Neste artigo, vamos explicar quais são as obrigações acessórias da Receita Federal que as empresas devem cumprir em 2023 e como a CLM Controller pode ajudar nesse processo.

Como emitir Nota Fiscal no Lucro Presumido?

Quais são as obrigações acessórias da Receita Federal em 2023?

Em 2023, as empresas terão que cumprir diversas obrigações acessórias da Receita Federal, entre as quais destacamos as seguintes:

Escrituração Contábil Digital (ECD)  

A Escrituração Contábil Digital é uma obrigação acessória da Receita Federal que consiste na apresentação digital dos livros contábeis das empresas. A ECD deve ser apresentada até o último dia útil do mês de maio do ano seguinte ao ano-calendário a que se refere.

[BAIXE AGORA]: Quer uma planilha para executar o cálculo do Lucro Presumido?

Escrituração Fiscal Digital (EFD)

A Escrituração Fiscal Digital é uma obrigação acessória da Receita Federal que consiste na apresentação digital dos registros fiscais das empresas. A EFD deve ser apresentada mensalmente e contém informações sobre a apuração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

[VEJA TAMBÉM]: Como funciona a folha de pagamento online?

Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)

A Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte é uma obrigação acessória da Receita Federal que deve ser apresentada pelas empresas que fizeram retenção de Imposto de Renda na fonte durante o ano-calendário anterior. A DIRF deve ser apresentada até o último dia útil do mês de fevereiro do ano seguinte ao ano-calendário a que se refere.

[LEIA TAMBÉM]: Imposto de Renda 2023, veja o que você precisa saber!

Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED)

A Declaração de Serviços Médicos e de Saúde é uma obrigação acessória da Receita Federal que deve ser apresentada pelas empresas que prestam serviços na área da saúde. A DMED deve ser apresentada até o último dia útil do mês de fevereiro do ano seguinte ao ano-calendário a que se refere.

[VEJA A MATÉRIA]: Os 7 erros contábeis que podem colocar uma empresa em risco.

Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME)

A Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie é uma obrigação acessória da Receita Federal que deve ser apresentada pelas empresas que realizaram operações em espécie cujo valor total seja igual ou superior a R$ 30 mil. A DME deve ser apresentada até o último dia útil do mês seguinte ao mês em que a operação foi realizada.

Veja também: Quais os anexos do Simples Nacional 2023.

Como a CLM Controller pode ajudar com as obrigações acessórias da Receita Federal?

A CLM Controller é uma empresa de contabilidade e gestão financeira que oferece serviços para ajudar as empresas a cumprir suas obrigações acessórias da Receita Federal. Com a expertise e conhecimento da nossa equipe, podemos auxiliar as empresas em cada uma das obrigações citadas acima, bem como outras obrigações acessórias que possam surgir ao longo do ano.

Nossos serviços incluem desde a orientação sobre a documentação necessária até a preparação e entrega das declarações, além do acompanhamento da situação fiscal da empresa para garantir a conformidade com as obrigações acessórias. Também oferecemos consultoria fiscal e tributária para que as empresas possam reduzir seus custos fiscais e otimizar seus processos.

[MATÉRIA]: Lucro Presumido x Simples Nacional: entenda qual o melhor regime tributário para você

Por que escolher a CLM Controller?

A CLM Controller é uma empresa de contabilidade e gestão financeira que está há anos no mercado, prestando serviços para empresas de diversos segmentos e portes. Temos um time de profissionais altamente capacitados e experientes, além de contarmos com tecnologia de ponta para atender nossos clientes com eficiência e rapidez.

Além disso, nos preocupamos em oferecer um atendimento personalizado e transparente, onde nossos clientes podem acompanhar todo o processo de cumprimento das obrigações acessórias da Receita Federal, desde a orientação até a entrega final das declarações.

Dica CLM Controller: Quer saber como fazer o cálculo de férias dos colaboradores?

Conclusão

Cumprir as obrigações acessórias da Receita Federal é essencial para garantir a regularidade fiscal da empresa e evitar multas e penalidades. Em 2023, as empresas terão diversas obrigações a cumprir, incluindo a ECD, EFD, DIRF, DMED e DME. A CLM Controller pode ajudar as empresas a cumprir essas obrigações de forma eficiente e segura, além de oferecer consultoria fiscal e tributária para reduzir os custos fiscais das empresas. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo.

Se você quer contar com uma assessoria contábil experiente, capaz de fornecer as melhores estratégias para sua empresa melhorar a performance financeira, conheça agora as soluções da CLM Controller.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =

By continuing, you agree that this website uses cookies solely for statistical purposes and functions that enhance your browsing experience, without personal tracking.