Entenda o que é Cartão CNPJ, para que serve este documento e veja como emiti-lo no site da Receita Federal.

mulher com documento CNPJ
O Cartão CNPJ serve para comprovar que a empresa foi devidamente aberta.

De forma simples, o cartão CNPJ é um atestado que comprova a existência de uma empresa.

Ele pode ser utilizado em diversas situações, como no processo de abertura da conta PJ, solicitação de empréstimos e financiamentos, no momento de firmar um contrato comercial, etc.

CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e o cartão CNPJ é um documento que comprova a situação cadastral da pessoa jurídica. Antigamente, ele era chamado de Castro Geral de Contribuinte (CGC).

Assim que um novo negócio é aberto, ele já passa a ter um cartão CNPJ, que comprova seu cadastro junto aos órgãos competentes. Nele, constam diversas informações como a data de abertura, atividade econômica e situação cadastral.

Qualquer pessoa pode consultar o cartão CNPJ de uma empresa, desde que tenha em mãos o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Ou seja, mesmo a empresa não sendo sua, você pode verificar sua situação cadastral.

Se você tem dúvidas sobre o que é cartão CNPJ, para que serve e como emitir, a seguir nós mostramos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Acompanhe!

Veja também: Como funciona o Simples Nacional para Engenheiro?

Todas as empresas têm CNPJ?

Sim. Todas as empresas registradas no Brasil que possuem um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) possuem o documento. A partir do momento da abertura da empresa, já pode ser emitido o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral.

Ele funciona a partir do número do CNPJ. Esse número é composto por 14 dígitos que identificam o negócio.

Leia mais: Qual é melhor para a sua empresa ME ou EPP?

Quais informações constam no cartão?

  • Número de inscrição (CNPJ);
  • Data da abertura da empresa;
  • Nome da empresa;
  • Nome fantasia;
  • Porte;
  • Código e descrição da atividade econômica principal;
  • Código e descrição das atividades econômicas secundárias;
  • Código e descrição da natureza jurídica;
  • Endereço completo;
  • Endereço eletrônico (e-mail);
  • Telefone;
  • Ente federativo responsável (EFR);
  • Situação cadastral;
  • Data da situação cadastral;
  • Motivo da situação cadastral;
  • Situação especial;
  • Data da situação especial.

Saiba: Quais são os tipos de empresas para abrir no Brasil?

Para que serve o Cartão CNPJ?

O Cartão CNPJ serve para comprovar que a empresa foi devidamente aberta, conforme as exigências dos órgãos regulamentadores e que não se trata de negócio informal.

O documento pode ser exigido em uma série de atividades que o empresário for realizar, como na abertura de conta PJ ou na solicitação de empréstimos e financiamentos junto aos bancos.

O Cartão CNPJ também costuma ser usado durante a constituição de relações comerciais, ou seja, no momento de fechar contratos para prestação de serviços ou fornecimento de produtos.

Vamos supor que a sua empresa é contratada para prestar serviços para um outro negócio. É muito comum que a empresa solicite o seu cartão CNPJ, a fim de comprovar que o seu negócio existe e está ativo.

Outra finalidade do cartão é para a emissão de nota fiscal, tanto para quem faz a emissão via sites das prefeituras quanto para quem possui um sistema pago de emissão.

Baixe agora: Planilha para Cálculo do Simples Nacional.

Quais os benefícios de ter um cartão CNPJ?

A emissão do cartão pode ser feita a partir do momento que a empresa está devidamente cadastrada junto aos órgãos competentes.

Feito isso, basta acessar a página “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral” que fica no site da Receita Federal.

Em seguida, basta digitar o número do CNPJ, clicar no captcha “sou humano” para validar a operação e clicar em “consultar”.

Após isso, o site apresentará o cartão da empresa com todas as suas informações.

Caso você deseje imprimir o documento, basta clicar na opção “imprimir” que fica logo abaixo dele.

Lembrando que, qualquer pessoa pode consultar um cartão CNPJ e fazer sua emissão.

Tem alguma dúvida sobre a emissão do Cartão CNPJ ou abertura de empresas? Fale agora mesmo com os especialistas da CLM Controller.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =

By continuing, you agree that this website uses cookies solely for statistical purposes and functions that enhance your browsing experience, without personal tracking.