O que é a Gestão Fiscal?

Esta é a área responsável principalmente pela gestão dos aspectos tributários de uma empresa. Sendo assim, as funções tributárias, escrituração fiscal e pagamento de impostos são de responsabilidade do setor.

Uma das funções mais importantes, vem antes mesmo do dia a dia da empresa, que é a definição do Regime Tributário.
Esse passo é muito importante, pois é ele quem defini o melhor regime tributário para sua empresa: Lucro Real, Presumido ou Simples Nacional.

Além disso, com uma boa gestão também é possível diminuir o impacto dos tributos na empresa.

Resumidamente: A gestão fiscal trabalha como uma forma preventiva de evitar autuações fiscais, administrando as informações para estar sempre de acordo com a legislação e, na medida do possível, buscando as melhores e mais eficazes soluções para a saúde financeira da organização.

[Artigo]: Saiba como se preparar para uma auditoria

Como posso economizar em tributos?

Muitas empresas passam anos enquadradas erroneamente e isso gera um aumento de imposto.

Já acompanhamos diversos casos de clientes que estavam enquadrados a anos no lucro real mas tinham os requisitos necessários para ser do Simples Nacional, o que diminuiria consideravelmente a carga tributária, possibilitando até que as finanças saíssem do negativo.

[Artigo]: Planejamento sucessório: estratégias para proteger o patrimônio da empresa e garantir a continuidade dos negócios em caso de eventos inesperados

Sua empresa está de acordo com a Lei?

A principal função do setor de gestão fiscal é manter a sua empresa de acordo com a lei. Entre funções importantes estão:
*Realização de procedimentos obrigatórios
*Pagamentos de tributos dentro do prazo

Com uma boa gestão você não só economiza, mas mantém a sua empresa de acordo com a Lei, evitando assim problemas futuros.

[Artigo]: Inteligência fiscal: uso de tecnologias avançadas para análise de dados e identificação de oportunidades de economia fiscal para as empresas

Quem pode me guiar nessa gestão?

O único profissional que pode te guiar na sua gestão fiscal é um contador. É ele quem sabe o melhor caminho para a sua empresa e como regulamentar o seu negocio.

Uma gestão fiscal realizada de forma inadequada, pode levar uma empresa à falência. Até mesmo descuidos podem fazer com que seu negócio precise arcar com um volume de impostos muito superior do que necessário. Então lembre-se de contar com um profissional de confiança.

E se você quer contar com uma assessoria contábil experiente, capaz de fornecer as melhores estratégias para sua empresa melhorar a performance financeira, conheça agora as soluções da CLM Controller.

One thought on “Por que a Gestão Fiscal é importante?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 14 =

By continuing, you agree that this website uses cookies solely for statistical purposes and functions that enhance your browsing experience, without personal tracking.