Serviços contábeis e seus princípios fundamentais:

Princípios Fundamentais:

1.1 A contabilidade em ordem é instrumento gerencial indispensável à apuração dos resultados da empresa, fator primordial para um crescimento sadio. A dinâmica da economia globalizada exige adequados controles das atividades operacionais e a CONTABILIDADE é vital para avaliação e planejamento de desempenho empresarial.

1.2 O R.I.R – REGULAMENTO DO IMPOSTO DE RENDA, a LEI ORGÂNICA DA SEGURIDADE SOCIAL E PLANO DE CUSTEIO e o CÓDIGO COMERCIAL BRASILEIRO determinam que as empresas em geral devem manter registros contábeis regulares, suportados em DOCUMENTAÇÃO HÁBIL E IDÔNEA, COINCIDENTE EM DATAS E VALORES.

1.3 A legislação vigente prevê obrigatoriedade de apuração de resultados e BALANÇO TRIMESTRAL e pagamento dos tributos sobre o balanço trimestralmente.

1.3.1 Além do regime do lucro Real Trimestral a legislação oferece a opção de Lucro Real Estimado com pagamento mensal dos tributos (IRPJ e CSLL) e apuração anual dos resultados.

1.3.1.1 Este regime permite a redução ou suspensão do pagamento dos tributos, quando houver excesso de recolhimento em relação ao Lucro Mensal apurado em Contabilidade Regular.

1.3.2 Existe ainda a opção pelo LUCRO PRESUMIDO com pagamento trimestral dos tributos (IRPJ e CSLL).

1.3.3 Para que seja feita a opção correta e mais econômica para a empresa é obrigatória a manutenção de CONTABILIDADE REGULAR E EM ORDEM.

1.3.4 Assim, a manutenção de uma CONTABILIDADE REGULAR E EM ORDEM, não somente é uma obrigação legal, bem como indispensável para a apuração dos resultados e pagamento dos tributos devidos dentro dos prazos fixados, alem de permitir às empresas outras vantagens (item 2).

1.4 Portanto, necessário se faz uma escrituração contábil regular e em ordem, pois é certo que fiscalizações sempre ocorrerão.

1.4.1 Para que possamos alcançar nossos objetivos de apresentar uma contabilidade dentro da mais absoluta ordem, necessitamos da indispensável cooperação de nossos clientes, no sentido da observância das regras constantes nesta Norma de Serviço.

Veja também: Imposto de Renda no Lucro Presumido, saiba como calcular!

Ações pelas quais a contabilidade é indispensável:

2.1 Obter crédito ou financiamento em instituições financeiras, que exijam a apresentação de balanços patrimoniais, calçados em escrita contábil regular.

2.2 Comprovar as retiradas “Pró-labore” de seus sócios, para fins de obtenção de financiamento para aquisição de financiamentos, como aquisição de imóveis, veículos etc.…

2.3 Requerer concordata, preventiva ou suspensiva, pôr insolência financeira, ainda que momentânea.

2.4 Defender-se ou apresentar provas, perante os Fiscos Federal, Estadual e Municipal, que não dispensam a apresentação da escrita contábil regular.

2.5 Comprovar a legitimidade do crédito, em caso de impugnações de habilitações feitas em concordatas preventivas ou falências.

2.6 Evitar que seja considerada fraudulenta a própria falência, confessada ou requerida, e sujeitos seus dirigentes ou titular às penalidades previstas da Lei de Falência.

2.7 Provarem em juízo a situação patrimonial, nas questões judiciais que possam surgir com herdeiros ou sucessores de sócios falecidos.

2.8 Provar, cabalmente, contra sócios dissidentes, na partilha de seus direitos, a real situação patrimonial da empresa, na ocasião do litígio.

2.9 Comprovar contra terceiros, seus créditos que não estejam documentados pôr títulos de crédito autônomos que comportem ação executiva, tais como duplicatas, notas promissórias e letras de câmbio.

2.10 Apresentar contestação de reclamação trabalhista de seus empregados se as provas a serem apresentadas dependerem da perícia contábil.

2.11 Questionar ou comprovar em juízo, em matéria cujas provas dependam da perícia contábil, a questão, nessa parte, poderá estar perdida para a empresa sem escrita contábil regular.

Baixe agora: Quer uma planilha para executar o cálculo do Lucro Presumido?

Boletim de caixa:

3.1 Todas as empresas poderão escriturar o BOLETIM DE CAIXA, para registro das pequenas despesas, sendo que, de acordo com o número de documentos, a escrituração poderá ser feita diariamente ou em períodos: semanais, decenais, quinzenais ou mensais.

3.2 Os cheques destinados a suprimento de caixa deverão conter esta indicação na sua cópia.

Leia também: Novas regras para sociedades anônimas (S.A.).

Pagamentos:

4.1 Recomenda-se que todos os pagamentos sejam executados nominativos, exceto aqueles destinados a suprimento de caixa e pagamentos de empregados; No caso de cheque, no verso, deverá ser declarada a sua finalidade.

4.1.1 Todos cheques/TED’s emitidos deverão possuir cópia e indicação, clara e analítica, dos compromissos pagos, respectivamente. A cópia de cheque/TED é documento indispensável para contabilização das contas pagas. Os comprovantes pagos deverão obrigatoriamente ser anexados as cópias de cheques/TED’s, sendo que quando se tratar de tributo, deverá ser anexado cópia reprográfica da guia paga.

4.2 A existência de comprovante hábil e idôneo, coincidente em datas e valores são condições indispensáveis, exigida pelo R.I.R e a falta de tais comprovantes, tem sido um dos itens com maior incidência de multas aplicadas pela receita federal.

4.2.1 Portanto, deverão ser enviadas sempre, as emissões de cheques/TED’s com os necessários comprovantes.

Dica CLM Controller: Quer saber como fazer o cálculo de férias dos colaboradores?

Contas bancárias, extratos e documentos:

5.1 Todas as empresas, inclusive as microempresas, deverão ter conta bancária em seu nome, com o seu CNPJ, sendo proibida a utilização da conta empresa para o pagamento de contas particulares dos sócios e vice-versa.

5.2 Todos os pagamentos deverão ter sua respectiva cópia, a qual será(ão) anexada(s) ao(s) comprovante(s) da(s) obrigação(ões) paga(s).

5.3 Os depósitos efetuados deverão ser anexados à cópia ou via do documento que gerou a receita (nota fiscal de venda à vista, duplicata de clientes, etc.).

5.3.1 Depósito sem comprovação da receita são considerados pela legislação de I.R.P.J. como receita omitida, sujeitando-se as severas penalidades para a empresa e para os sócios.

5.4 Aos avisos bancários referentes à cobranças e/ou descontos, deverão ser anexadas as respectivas cópias das duplicatas pagas pelos clientes.

5.5 Os EXTRATOS BANCÁRIOS DE TODAS AS CONTAS MANTIDAS pela empresa são INDISPENSÁVEIS, para a contabilização e conciliação das respectivas operações.

5.5.1 Após o encerramento do mês, todos os documentos bancários (cópia de cheques, depósitos, avisos de débito e/ou crédito etc.) deverão ser ordenados por conta, colocados em ordem de data e juntados ao EXTRATO DA RESPECTIVA CONTA CORRENTE, a assim, EM ABSOLUTA ORDEM, serão enviados à CLM CONTROLLER SYSTEM LTDA. até o dia 10 do mês seguinte, em regra.

5.5.1.1 A ausência do extrato de conta corrente implica na paralisação dos serviços contábeis até sua chegada.

5.5.2 Igualmente são indispensáveis à contabilidade os avisos e extratos mensais das aplicações financeiras, qualquer que seja o seu tipo.

5.5.3 Destaque-se ainda que a documentação bancária é aquela que apresenta maior índice de problemas, pois geralmente nos é enviada incompleta e com elevados atrasos, dificultando sobremaneira os serviços contábeis.

5.6 Acrescente-se ainda, que a falta de documentação HÁBIL e IDÔNEA coincidente em datas e valores bem como a OMISSÃO DE RECEITAS ou a DISTRIBUIÇÃO DIFARÇADA DE LUCROS, poderão acarretar a desclassificação da Contabilidade e a tributação pelo LUCRO ARBITRADO, o que seria desastroso para a empresa e seus negócios.

Como uma empresa de importação calcula o Simples Nacional?

Estoque, ativo imobilizado e provisões:

6.1 Todas as empresas deverão manter CONTROLE DE ESTOQUE MENSAL, enviando-nos a posição do mesmo em todo final de mês, até o dia 10 do mês seguinte, em regra, pois a posição do inventário é indispensável para a apuração do resultado mensal, sendo a contabilização e escrituração do registro de Inventário obrigatória.

6.2 A depreciação dos bens do ativo permanente é feito mensalmente, além das provisões legais de férias e 13º salário, que também são obrigatórias para a apuração do resultado mensal.

Simples Nacional para Engenheiros, saiba como funciona!

Recomendações gerais:

7.1 A apuração de BALANÇO PATRIMONIAL TRIMESTRAL E DOS RESULTADOS e consequente tributação (Contribuição Social do Imposto de Renda Jurídica), deve ser feita com a aplicação de todas as normas de rotinas de encerramento de balanço, que passa a ser trimestral, tudo isso, calçado em CONTABILIDADE REGULAR e documentação hábil e idônea, coincidente de datas e valores.

7.2 Assim sendo, para atendermos às obrigações Legais/Fiscais e alcançarmos o nível de eficiência e rapidez necessário, indispensável se faz que as empresas/clientes colaborem efetiva e decisivamente com o processo, observando rigorosamente as presentes instruções e prazos.

Precisa de um escritório contábil e não sabe onde procurar? Fale conosco… Somos um escritório de contabilidade com mais de 40 anos de experiência e podemos ajudar sua empresa a melhorar seus resultados por meio de uma gestão contábil de alta qualidade. Conheça nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =

By continuing, you agree that this website uses cookies solely for statistical purposes and functions that enhance your browsing experience, without personal tracking.